sábado, 28 de novembro de 2009

Na passarela, as marcas paraenses

A Cadicoisa acompanhou o desfile de abertura da 8ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, na noite da última sexta-feira (27), no Maison La Pomme D’or. As fotos são de Kelly Pozzebom.


Petit Jolie
A marca de roupas infantis Petit Jolie abriu o desfile. Comandada pela designer Carol Vendramin e pela arquiteta Letícia Bittencourt, a marca aposta em roupas que remetem a uma infância simples, em que latinhas de leite se transformavam em brinquedos. Vestidos soltos, bolsas, shorts e estampas de Schnauzer deram o tom lúdico às criações.


Moda Mix / Sebrae
Com flores e fuxicos, o Moda Mix / Sebrae apresentou a coleção Rios de flores, criada pelo produtor de moda Diogo Carneiro e confeccionada por cinco costureiras que participam de oficinas de profissionalização do Sebrae.


Estilosa e Maria Malaguetta
As marcas Estilosa, de acessórios, e Maria Malaguetta, de bolsas, foram as terceiras a subir na passarela. Com o tema África Collection, a Estilosa mostrou dreads com muitos contrastes. “Solte sua imaginação” foi o tema da coleção da Maria Malaguetta, que utilizou muitas cores fortes, desenhos infantis e pelúcia.


Maria Belém
Inspirada nos figurinos da novela francesa “O Fantasma da Ópera”, escrita por Gaston Leroux, em 1910, e na própria época, a marca Maria Belém apresentou uma coleção com cores sóbrias, apostando no bege, verde musgo, cinza e vermelho vinho. Na modelagem, a cintura foi bem marcada - referência aos corseletes; nos detalhes, flores, fitas e folhos.


DonaNaza
A DonaNaza fez um desfile ousado, ao colocar homens sem camisa e com calça jeans para apresentar as bolsas da coleção “Fêmea”, que evoca a feminilidade que só as mulheres têm. Não foi uma contradição; afinal, visualmente o desfile foi feito para elas. Bolsas e mochilas com estampas muito coloridas - de batom, vidros de perfumes, lingerie. E, para finalizar o desfile, uma mulher de lingerie vermelha. Na passagem final, todos os descamisados seguiram a mulher sensual.


Maricota e Kutrukas
As discotecas, difundidas nos anos 80, e o universo dessa década foram as inspirações para as marcas Maricota, de biquínis, e Kutrukas, de roupas. Com a coleção Eighty Party, elas mostraram looks com modelagem justa e estampas bem coloridas.



Afro's Brasi's
“África em Belém” é o tema da coleção da marca Afro's Brasi's, comandada pela angolana Isabel Afonso, que levou para a passarela trajes típicos da terra natal, além de acessórios com miçanga e madeira enviados diretamente da Angola.



Cadi
No desfile, a Cadicoisa lançou a marca Cadi, específica para a criação de coleções. Com o tema “Para um novo tempo”, alusão ao significado da bandeira da paz, a Cadi apresentou vestidos, saias, blusas, bolsas e cintos, em cores claras e tecidos leves.


Mariana Bibas
Com base nas festas de fim de ano, a marca Mariana Bibas trouxe como elemento central da coleção as pérolas. Nas peças, metal, fitas, cristais, argolas e correntes. Tudo bem sofisticado e sóbrio.


Água Brasil
“Doce Verão” é o tema da coleção da marca Água Brasil, que se inspirou em bombons. Lacinhos, frufrus, cores fortes e bolinhas pontuaram a coleção.



Sou Jackye
As pin-ups inspiraram a coleção “Pela volta dos corselets e espartilhos”, da marca Sou Jackye. Ela apostou em tons fortes e bolinhas.

Desfile abre 8ª edição do Caixa de Criadores

Foto: Kelly Pozzebom

Dezesseis marcas paraenses mostraram, na noite de ontem (27), suas apostas para 2010. O desfile de abertura da 8ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, no Maison La Pomme D'or, trouxe as criações da Afro’s Brasil’s, Água Brasil, Cadi, coisaMinha, Dona Naza, EuBelém, Estilosa, Kutrukas, Maria Belém, Maria Malaguetta, Mariana Bibas, Maricota, Petit Jolie, Moda Mix Sebrae, Soujackye e Unama. Logo mais, confira fotos das marcas participantes e o primeiro desfile da marca Cadi, segmentação da Cadicoisa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em dois anos, a Cadicoisa passou por várias fases: de loja para vender produtos feitos à mão, de diversos colaboradores; produção de brindes institucionais; até projetos em comunicação e moda. Assim, a Cadicoisa passou a atuar em outras frentes, não somente no desenvolvimento e produção de coleções.
Tendo em vista a segmentação de suas atividades, a Cadicoisa apresenta uma variação da marca: a Cadi, específica e exclusiva para o desenvolvimento de coleções, assinando as roupas, bolsas e acessórios da marca.
Nesta sexta-feira, 27, a Cadicoisa apresenta a primeira coleção Cadi, no desfile de lançamento da 8ª edição do mercado de moda Caixa de Criadores. Inspirada no significado da bandeira da paz, a coleção "Para um novo tempo" traz cores claras, modelagem solta e tecidos leves, enfatizando conceitos como união, harmonia e liberdade.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A nova cara do Caixa de Criadores

A moda não vive sem inovação. Seja ela de cores, estampas, estilos ou tendências. Inovação que transforma o guarda-roupa dos consumidores em uma máquina do tempo, com peças do presente e do passado, mas sempre com um toque de novidade. É com esse mesmo espírito de renovação que o Mercado de Moda Caixa de Criadores lança o tema da sua 8ª edição: “Moda de cara nova”.

O evento ocorrerá de 28 de novembro a 6 de dezembro (exceto no dia 30/11), no Espaço São José Liberto / Polo Joalheiro, das 14 às 20 horas, com entrada franca. O tema escolhido faz referência aos três anos do projeto e ao fortalecimento do segmento de moda autoral paraense durante esse período.

Uma das novidades do Caixa de Criadores para essa edição é o número recorde de marcas participantes: 47, sendo 17 estreantes. A programação inclui, além de moda, música. Intitulada “Som na caixa”, a rádio do Caixa de Criadores vai tocar o que há de mais inovador no mundo musical. A rádio funcionará todos os dias, das 14 às 18 horas. Daí em diante, o som ficará por conta dos coletivos de Djs.

Segundo a organização do evento, a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas circulem no São José Liberto. Até a edição atual, o evento já contou com a participação de mais de 75 marcas, somando 270 horas de mercado e público estimado em mais de 17 mil pessoas.

Lançamento - A abertura oficial e o aniversário de três anos do evento serão realizados no Maison La Pomme D’or, no dia 27 de novembro. No total, 17 marcas irão desfilar suas novas coleções. O desfile – exclusivo para convidados, imprensa e profissionais da moda – contará também com um lounge montado pela Cerpa e com o show da Banda Tio Nelson.

Marcas participantes – Adue, Afro’s Brasil’s, Água Brasil, Água Benta, Aleide Menezes, Carol Bella, CaveRock B, Chikeretê, CoisaMinha, DonaNaza, Égua de Camiseta, Emiliah, Estilosa, Eubelem, EuQfiz, Flor de Iaiá, Gigi Bernardes, Hanna Mariah, Icá Brazil, Ish’a, Kacau Freitas, Lala Rocque, LihArts, Ludmila Brandão, Maria Belém, Maria Gabola, Maria Mallagueta, Mariana Bibas, Maricota, Mariucha, Martinelli, Menina Venina, Moda Mix/Sebrae, Moda Unama, Mucha, Naisha Cardoso, Neves Galvão, Pé de Chita, Petit Jolie, Pomar, Risoflora, Rosa Cor, Scream, Só Maria, Tita Maria, Viví e Yêmara.

Fonte: Assessoria de imprensa do Caixa de Criadores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Manjar branco (versão adaptada)

Por Lorena Filgueiras

Eu estava morando em Brasília, quando vi essa receita em um curso de sobremesas "pá-pum". Achei inusitada. Anotei, mas nunca havia feito e decidi fazer para o brunch do dia das mães desse ano. É facílimo e tem gosto de infância.

Manjar
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 vidrinho de leite de coco
- 2 pacotinhos de Maria-mole dissolvidos em água quente

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Caramele uma forma (eu já ensinei o caramelo aqui, mas não custa repetir: 1 xícara de açúcar para uma xícara de água. Primeiro, derrete o açúcar e, depois, adiciona-se a água e deixa incorporar. Quando estiver antes do ponto de fio, desligue e caramele a forma).

Despeje a mistura e leve à geladeira. É bom fazer com um dia de antecedência, para ficar bem firme. O meu ficou assim.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Momentos Amazônicos" em exposição


A Amazônia traduzida em imagens de fé, biodiversidade, hábitos, e de sua gente. A reunião de olhares sobre as peculiaridades da região pode ser vista durante a exposição fotográfica coletiva "Momentos Amazônicos", a partir do próximo dia 19, no hall do Centro de Convenções “Benedito Nunes” da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Do fotógrafo amador avançado ao profissional, o objetivo da exposição é reunir trabalhos daqueles que tem ou já tiveram uma relação com a Universidade Federal do Pará. “Momentos Amazônicos” apresenta fotografias de Luca Centeno, Mácio Ferreira, Manoel Neto, Mari Chiba, Patrick Pardini, e Petrus Alcantara. A exposição será aberta a convidados em vernissage às 18h do dia 19 de novembro, e ao público do dia 20 de novembro a 19 de dezembro, das 9h às 18h.

Com curadoria do fotógrafo Roberto Menezes, a exposição traz 24 fotografias em cor e preto e branco, ampliadas no formato de 70 x 46 cm. A idéia do evento nasceu a partir da necessidade de divulgar a região amazônica, por meio da arte visual, com destaque a preservação do meio ambiente para uma melhor integração do homem com a natureza.

Mais informações: 81162871

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Festival das Ostras de Curuçá

De 14 a 15 de novembro de 2009 - VILA LAURO SODRÉ – CURUÇÁ – PA

O que faz da ostra ser tão apreciada no mercado não é apenas a riqueza que produz, em formato de pérola. É o sabor do molusco, quando transformado em verdadeiras jóias da gastronomia, que conquista o paladar de qualquer um.

No V Festival da Ostra de Curuçá, comidas típicas feitas à base dessa valiosa iguaria serão postas à prova para degustação do público.

A festividade também vai revelar como a casca da ostra, que poderia ser simplesmente despejada no meio ambiente, pode ganhar diferentes cores e formatos, por meio do artesanato feito pelos moradores da comunidade Vila Lauro Sodré, em Curuçá.

Música, dança, futebol, bingo, concurso de beleza e de culinária, além de demonstração sobre cultivo de ostras, fazem parte dessa festividade, que promete ser autenticamente saborosa e divertida.

Texto: Avisi Comunicação

"Costurando Sonhos" seleciona coleção


Coleções produzidas pelo projeto “Costurando Sonhos”, parceria entre a Universidade da Amazônia (Unama) e a Cikel, empresa de exportação de madeira certificada, serão avaliadas nesta sexta-feira, dia 13, por uma banca especializada. O trabalho escolhido pela banca participará da 8ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores.

Participam do projeto alunos do 5°semestre do curso de Bacharelado em Moda da Unama e costureiras atendidas pelo Programa de Geração de Emprego e Renda da empresa em Ananindeua e Portel. Todas as peças produzidas foram pensadas para serem simples e confortáveis, atendendo à sustentabilidade do meio ambiente e das comunidades.

O “Costurando Sonhos” proporciona a capacitação, o desenvolvimento de habilidades manuais, ao mesmo tempo em que dá visibilidade aos talentos de todos os que estão envolvidos no projeto.

Serviço
Costurando Sonhos - apresentação das coleções
Sexta-feira, 13, 19h30, Unama - Campus Alcindo Cacela, Bloco A, sala A 402

Fonte: Fazendo Moda na Unama - www.fazendomodanaunama.blogspot.com

terça-feira, 10 de novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

"Degradê da Moda" de Jumara Cardoso

Nossa já conhecida editora da coluna "Estilo e Elegância" do Portal Academia da Palavra agora tem blog próprio!Trata-se do Blog Degradê da Moda da jornalista Jumara Cardoso que, desde o último dia 29, alimenta diariamente uma versão mais longa e completa do que já conhecemos do seu trabalho sobre o assunto.

A proposta de Jumara é nos trazer informações sobre a moda em todas as variações e vindas de todos os cantos do planeta, numa linguagem universal. A Degradê fala de moda, relacionando o tema à literatura, à música, ao cinema e a tudo que envolva arte e cultura.

Jumara é jornalista há 13 anos. É editora de estilo e elegância do portal Academia da Palavra. A jornalista também escreve artigos, como colaboradora, para outros sites e blogs dedicados ao jornalismo de moda. Editora da revista eletrônica Degradê da Moda, Jumara Cardoso é pesquisadora desse estilo e apaixonada por novas mídias e tecnologia.

Fonte: www.degradedamoda.blogspot.com