sexta-feira, 3 de julho de 2009

Naisha Cardoso personifica as mulheres de Almodóvar

Texto: Isaac Lôbo

Foto: Mari Chiba

A mulher é feita de muitas peças. É com essa percepção que Pedro Almodóvar, cineasta espanhol, conceitua as mulheres. A mulher híbrida, com múltiplas identificações. A mulher que tem dentro de si vários sujeitos e que os evoca ou os esconde a sua maneira. As mulheres surpreendentes e enigmáticas do cineasta foram as inspirações da designer e artesã Naisha Cardoso, que lançou, em parceria com a designer Camila Honda, a coleção Mulheres de Almodóvar na 7ª edição do Caixa de Criadores.

“Os diferentes tipos de material usados em uma peça representam a mulher feita de partes”, afirma Naisha, que criou colares, brincos, pulseiras, anéis e broches misturando elementos, como murano, cristal, fita de cetim e flor de papel.

Os filmes Ata-me! (1990), Kika (1993) e Volver (2006) foram os que mais influenciaram a designer no momento da criação. Uma das peças, por exemplo, pode ser usada como pulseira, gargantilha, prendedor de cabelo e como mais a criatividade permitir. Batizada de Ata-me!, a criação tem como fecho duas fitas, que envolvem e flexibilizam a utilização da peça.

Os produtos da designer estão no Caixa de Criadores, que segue até domingo (5), no Espaço São José Liberto. Também são encontrados na loja Des Amies (avenida Governador José Malcher, 259, entre Benjamim Cosntant e Dr. Moraes). Para ver algumas peças e entrar em contato, acesse www.flickr.com/naishacardosoobjetoscompersonalidade.

3 comentários:

Lidiane disse...

...eu mesma já tô me sentindo uma verdadeira Penélope Cruz!

:p

Luiz Carlos disse...

Queria muuuuuito ver todas as peças para identificar essa influência Almodovariana! Fiquei curioso mesmo. Ótima sacada também. Parabéns à criadora desta caixa.

Unknown disse...

Obrigada a todos (foram muitos) que direta ou indiretamente contribuíram para a realização de mais esse trabalho. Meu obrigada especial ao Cadicoisa pela atenção aos os detalhes e a sutileza com que conduziram a matéria no blog.

O editorial completo, texto da coleção, e as peças em detalhes podem ser vistas em www.flickr.com/naishacardosoobjetoscomopersonalidade

Naisha Cardoso.