sexta-feira, 20 de março de 2009

Sensibilidade entre elas



Por Isaac Lôbo
Foto: Mari Chiba

A mistura entre o pop, o samba, a música romântica e o jazz pode dar certo. O segredo é o toque feminino. Nesta sexta-feira (20), Simone Almeida, Lia Sophia, Juliana Sinimbú, Dayse Addario e mais 21 mulheres apresentam o espetáculo musical “Entre Elas” no teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em homenagem ao mês das mulheres. O diferencial do show é a presença feminina no palco e nos bastidores.
Além de cantoras e instrumentistas, o “Entre Elas” reúne mulheres em todas as outras áreas que compreendem a produção e realização do espetáculo, como na direção artística, cenário, iluminação, direção musical, arranjos e roadie – o que foi um desafio. “Houve um pouco de dificuldade para encontrar as parceiras para o show, até porque o espetáculo demanda musicistas que não apenas toquem um instrumento, mas que o façam com qualidade. E ainda há poucas que se dedicam a estudar seu instrumento pensando como profissionais. Com essas poucas que se aventuram na atuação, a dificuldade foi encontrar horário para os ensaios em suas agendas repletas de compromissos”, revela Cibelle Jemima, idealizadora e diretora musical do show.
A idéia de fazer o espetáculo surgiu quando Cibelle tentou formar um grupo instrumental feminino com a linguagem do jazz e da música brasileira. Diante da dificuldade para encontrar mulheres que atuam profissionalmente como instrumentistas, Jemima pensou em organizar o “Entre Elas”, para chamar atenção das próprias musicistas e estimular as habilidades e a criatividade das profissionais paraenses, além de homenagear as mulheres.

“Mais do que o intuito de provar qualquer coisa, o espetáculo vem como um desafio e um estímulo para nós mesmas. Apenas não encontrei atuação feminina em Belém, ao menos profissionalmente, na função de técnica em sonorização - apesar de haver grandes profissionais femininas nessa área nos grandes centros do país. No mais, em todas as áreas que englobam o universo do espetáculo, é possível encontrá-las atuantes, apesar de ainda raro, e o principal: com qualidade no que fazem”, garante Cibelle, que também assina o arranjo do espetáculo.
A intenção do espetáculo não é somente homenagear as mulheres, mas também fazer uma reflexão dentro do próprio universo feminino. “Falaremos de nossas conquistas, de nossa força, mas também de nossas fraquezas, do que nos faz rir e chorar. Para isso, teremos o repertório escolhido, a cenografia, as interferências de uma atriz durante o espetáculo e a presença de mulheres tanto no palco, quanto na platéia. É importante salientar que não se trata de um espetáculo feminista, mas, sim, feminino, em que os homens são bem-vindos”, ressalta Jemima, que, pela primeira vez, regerá uma equipe formada por instrumentistas do sexo feminino.
No repertório do show, há espaço para samba, pop, blues, jazz, rock, xote, entre outros estilos. “Escolhi o repertório ao lado das cantoras. Cada uma cantará uma música de seu trabalho solo, que tenha um tema ou mensagem às mulheres, e outra de compositores nacionais, que também trate do universo feminino, respeitando o estilo de cada interpréte. E elas também cantarão juntas”, detalha a diretora musical.
Serviço: Show "Entre Elas", nesta sexta-feira (20), às 20h30, com as cantoras Juliana Sinimbú, Lia Sophia, Dayse Addario e Simone Almeida. Participação especial: Charme do Choro. Direção Musical: Cibelle Jemima. Ingressos: R$ 10. Informações: 3222 3409 / 8121 2612. A Cadicoisa é uma das apoiadoras do evento.

Um comentário:

Buguela e o Sonho Feio disse...

texto muito bem escrito, adorei!

=*