sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brasilidade é a aposta da 9ª edição do Caixa de Criadores

A diversidade cultural do Brasil, neste ano de Copa do Mundo, inspirou a 9ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA). Com o tema “Brasileiríssimo”, o evento será realizado de 7 a 10 de junho, na Estação das Docas, e pretende mostrar que a moda feita no Pará, assim como a cultura brasileira, também é heterogênea, repleta de referências e cores, indo muito além do verde e amarelo. Nesta edição, 40 marcas paraenses de moda e design irão lançar suas novas coleções, inspiradas em diferentes temas.

A grife infantil Petit Jolie, das estilistas Carol Vedramin e
Letícia Bittencourt, traz peças em estilo retrô

Com a intenção de inovar sempre, o Caixa de Criadores vem cheio de novidades nesta temporada verão. Pela primeira vez, toda a programação do evento será realizada na Estação das Docas. E, ao invés de apenas um desfile, como ocorria nas edições anteriores, serão dois: um no dia 7, e outro no dia 8 de junho. Na passarela, cada marca mostrará 12 looks diferentes, inspirados em temas diversos. Os dois desfiles começarão às 19h30 e os produtos para comercialização - roupas e acessórios - ficarão à disposição do público de 14h a meia-noite, durante os quatro dias do evento.

Durante toda a programação do Caixa de Criadores, estará aberta ao público a exposição fotográfica “Moda Pará Brasil”, sob organização de Fernando Hage e curadoria do artista plástico Orlando Maneschy. A exposição reúne jovens fotógrafos de Belém em torno da diversidade cultural brasileira.

Crescimento – Desde que surgiu, há quatro anos, o Caixa de Criadores se firmou como um dos mais representativos eventos na área de moda em Belém. Ajudou a projetar o trabalho de jovens profissionais, fortalecendo uma cadeia produtiva que envolve estilistas, costureiras, produtores, modelos, fotógrafos, maquiadores, gerando emprego e renda na área de confecção, artesanato, bijuteria e serigrafia. Nas oito edições realizadas, cerca de 100 marcas diferentes já participaram do evento e, em termos de desfiles, exposição e comercialização de produtos, o Caixa de Criadores chega à marca de 420 horas. Cerca de 7,5 mil pessoas circularam pelo evento na última edição e 18 marcas já abriram as próprias lojas depois de participar do Caixa.


A coleção Love-se, da marca Viví, que já tem loja própria, foi
inspirada na música “Chega de saudade”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim

Marcas participantes: Adue e Maria gabola, Afro’s Brasil’s, Água Brasil, Angatu, Cadi, Casa Bricolada, Caverock B, Cikel, Citron Pressé, Coisaminha Emparceria, Cris Lima, D'Cacia, Dona Ju, Égua de Camiseta, Eubelem, Euqfiz, Icá Brazil/Sames Biju, Imerys, Lala Rocque, Lead, LihArts, Madame Poison, Manufatura, Maria Belém/Mariana Bibas, Maricota/Kutrukas, Moda Mix – Sebrae, Mucha, Ná Figueredo, Naisha Cardoso, Petit Jolie, Remaneschy, Riquezas da Amazônia, Risoflora, Sames Biju, Só Maria, Soul Jackye, Tita Maria, Tururí de Muaná, Vivi, Yorrana Maia.

Texto: Lidiane Campos - Avisi Comunicação
Fotos: Divulgação

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