sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Exposição Joias de Nazaré 2009
Segue até o dia 31 de outubro a exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé”. Com 74 peças, a exposição homenageia os 100 anos de lançamento da pedra fundamental da Basílica Santuário de Nazaré e traz a maior coleção já produzida pelos profissionais do Polo Joalheiro.
Em colares, pingentes, anéis, brincos, pulseiras e braceletes, os designers, ourives, lapidários e artesãos paraenses transpuseram, para o universo de beleza e elegância da joalheria, os detalhes de um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos do Pará.
Projetada pelo arquiteto Gino Coppedè e pelo engenheiro Giovanni Pedrasso, ambos italianos, a Basílica de Nazaré reproduz as linhas originais da Basílica de São Paulo extra-muros e resulta da determinação dos padres barnabitas, que chegaram a Belém no início do século XX.
Serviço - Exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé”. Até o dia 31 de outubro, na Casa do Artesão, Espaço São José Liberto. Visitação de segunda a sábado, de 9 às 19 horas, e aos domingos, de 10 às 19 horas.
Fonte: Ascom - Igama
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Creme de camarão com champignons
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Olhar Ribeirinho na Fotoativa
O projeto foi selecionado pelo programa Novos Brasis 2008 e, desde novembro do ano passado, envolve 30 estudantes, entre 16 e 24 anos, moradores da Ilha de Cotijuba e integrantes do MMIB. Os jovens selecionados passaram por várias etapas, supervisionados por profissionais de diversas áreas, como historiadores, fotógrafos e artistas plásticos.
Mais informações: www.guiamebelem.com.br e www.guiamebelem.blogspot.com
Fonte: Blog Fotoativa - www.fotoativa.blogger.com.br
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Altos e baixos do drama de viver
Com elenco afiado, o filme tem pelo menos duas atrizes que eu acho sensacionais, as americanas Frances McDormand e Catherine Keener. Elas protagonizam as melhores cenas dessa comédia dramática que fala de conflitos muito próximos a todos nós. Casamentos em colapso, crises existenciais, solidão, falta de dinheiro e sexualidade. Tudo é apresentado de maneira leve e engraçada, sem ser superficial. Os diálogos são espirituosos e as situações, inusitadas. A trilha, quase incidental, ajuda a construir um certo tom de desconforto e comédia nonsense.
Divertida mesmo é a estilista feita por Frances McDormand. Conhecida pela verve humorística, coisa que ela trouxe dos filmes que fez com o marido Joel Coen, a atriz faz uma mulher amarga e mal humorada, que expressa a insatisfação com a vida pelo simples hábito de não lavar mais os cabelos. “Se eles vão ficar sujos de novo, para quê?”, ela pergunta ao marido, numa sequência em que mostra vulnerabilidade e um mal estar que percorre, de maneira geral, todos os personagens. Sem problemas no casamento, a costureira é um tipo muito comum e que, ainda por cima, tem um marido que não sabe que é gay.
A ótima Catherine Keener tem com Jason Isaacs (excelente) batalhas verbais que retratam com muita fidelidade as brigas sem sentido que casais estabelecidos e enfadados têm entre si. Aquela última tentativa que fazemos antes de terminar uma relação é metaforizada por uma construção aparentemente fadada a ruir na casa que está, na verdade, caindo aos pedaços. Marido e mulher – que trabalham juntos, como roteiristas – tentam terminar um texto que, na vida real, não flui mais. Keener está irrepreensível no papel de mulher que, apesar de inteligente, tapa os olhos para a realidade e escolhe as maneiras mais equivocadas de conduzir a vida – só para, depois, jogar a culpa em alguém.
Jennifer Aniston é o elo mais fraco do elenco, talvez por fazer uma mulher sem emprego que, apesar de não ser rica, não parece ter muitos problemas com a falta de grana. Viciada em amostras grátis de cosméticos – uma idiossincrasia que resulta em cenas muito cômicas –, a atriz parece fazer apenas uma versão apática e com azia da eterna Rachel de “Friends”. Com poucos diálogos engraçados e soluções inverossímeis, Olívia parece deslocada no meio das espirituosas amigas. Mesmo que isso tenha sido intencional, não funciona.
Friends with money
EUA, 2006
De Nicole Holofcener
Com Catherine Keener, Francês McDormand, Jennifer Aniston, Joan Cusack.
Comédia, 88 min.