terça-feira, 21 de abril de 2009

Yorrana Maia e Roland Barthes na passarela

Por Isaac Lôbo
Foto: Carol Belém
Antes que questionem a presença de Roland Barthes na passarela, eu explico: o crítico literário francês não ressuscitou, mas as suas idéias, sim, ao longo dos anos. Dessa vez, a interpretação dos conceitos do filósofo saiu do cenário acadêmico e ganhou as passarelas. Isso mesmo: a estilista e designer Yorrana Maia se inspirou no clássico livro do autor A câmara clara – Nota sobre a fotografia (1980) para criar sete looks, que serão apresentados no desfile de abertura do Ano da França no Brasil nesta terça-feira (21), às 18 horas, no Museu Histórico do Estado do Pará. Outras dez marcas locais participam do evento.

Com malha de bambu, viscose e tricoline, a estilista reproduz em peças as experiências de quem olha as fotografias e a de quem é olhado, deixando de lado a ação técnica de fotografar e evidenciando as intenções de quem posa e de quem observa. As roupas contam justamente essa história: “a que cada um vive de forma singular ao mirar uma imagem ou ao posar para os olhos de uma câmera”, explica Yorrana, acrescentando que o desafio deste desfile foi criar os looks, já que o tema da coleção estava bem definido. A última coleção da designer, “Fotografia para quem posa”, lançada em dezembro de 2008 na 6ª edição do Caixa de Criadores, foi inspirada da obra de Barthes.

Para a produção dos sete looks, Maia demandou cerca de uma semana para desenhar e mais duas semanas para confeccionar. Ela confessou também que ficou feliz e nervosa com o convite para fazer parte do evento de abertura do Ano da França no Brasil, que ocorrerá simultaneamente em várias cidades do Brasil. “É um evento importante, onde estarão autoridades dos consulados e formadores de opinião”, revelou, ressaltando que cada desfile é especial da sua maneira, mas participar deste é muito gratificante. “Significa que, mesmo com pouco tempo de experiência concreta, as pessoas já começam a gostar do meu trabalho e, o mais importante, é que saibam que há um conceito, uma história por trás das roupas”.

Yorrana Maia, 26 anos, é bacharel em Design pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), com pós-graduação em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e extensão em Moda como fator cultural pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (Iade), em Lisboa, Portugal. Em junho de 2008, a estilista lançou a sua primeira coleção no Caixa de Criadores, com o tema “Adore um choro”, inspirada no ritmo musical do Choro. Em dezembro do mesmo ano, Yorrana lançou a coleção “Fotografia para quem posa”, também no Caixa de Criadores.

Nenhum comentário: